22 jul 2013, 19h00

RECEITA FÁCIL E DELICIOSA DE BOLO DE BANANA – SEM AÇÚCAR, SEM FARINHA E SEM LEITE!

2013-07-22_18-41-57_132

(as fotos ficaram horríveis, porque eu tirei no cel mesmo e a criança ficou me apressando, doida pra comer!! rs O gosto estava bem melhor que a foto)

Duas bananas dando mole em cima da geladeira e naquele ponto “quase-estragadas” de tão maduras, saca? Esse foi meu ponto de partida.

Fui matutar o que fazer com elas. Em tempos antigos, não teria pestanejado: faria um bolo. Mas, pô, em pleno emagrecimento e vibe natureba, ficar com bolo delícia aqui em casa dando mole é muita tentação! Fui pesquisar se não tinha um jeito de fazer o tal bolinho de forma mais light ou mais saudável.

E não é que deu certo? A tal receita foi adaptação de montes de receitas que vi por aí. Para felicidade de quem está em dietas de restrição, não leva farinha de trigo, nem leite e nem açúcar. Queria  que não levasse nenhum tipo de óleo, mas pelo que pesquisei isso é praticamente impossível.

Aí vai:

- 3 bananas-prata danadas de maduras, quase pretinhas

- 2 ovos (eu usei orgânicos e caipiras, que meus ovos são chics, rs).

- 1 xícara de aveia (usei dos flocos grossos mesmo)

- 1/4 de óleo (usei azeite extra-virgem e não ficou gosto. Sei que dizem  que não adianta nada, porque o azeite em altas temperaturas perde o lado “do bem dele”, mas eu me senti melhor usando ele, rs).

- 1 colher de sopa de fermento.

Bati tudo de uma vez no mixer que roubei da comadre Déia (ah, se não fosse esse mixer, eu tava ferrada. Faço tudo com ele). Bom, algumas receitas sugeriam usar uvas-passas, mas eu não tinha. O que eu tinha eram ameixas secas, então piquei algumas na massa já batida. Se você curte bolo bem doce, sugiro colocar uma colher de sopa daqueles adoçantes de cozinhar, ou açúcar fit (eu uso esse), mas como as bananas estavam bem maduras, eu não achei necessário (não ficou muito doce, mas eu achei no ponto).

Untei uma forma inglesa que quase nunca uso com Pam (esse spray de untar maravilhoso que trouxe dos USA e que faz a gente usar menos óleo pra fritar as coisas) e farinha. Eu teria untado com aveia mesmo, se fosse em flocos finos, mas você pode untar com margarina e farinha. Ele não cresce muito.

2013-07-22_17-34-59_397

Bom, como não sou nutricionista, não sei quantas calorias esse bolo tem, e nem se ele é o Santo Graal do saudável. Mas me parece ser bem mais saudável do que um bolo de farinha simples, com açúcar e tals, e uma opção para quem não pode comer leite etc., né?

E ficou uma gostosura: com uma textura molhadinha! E a ameixa deu um tchan!

2013-07-22_18-40-40_275

(tou falando que foi difícil fotografar o bolo! Essa já era a segunda fatia da criança, e ela estava segurando o garfo quando tirei a foto! Eu só comi uma porque, né, força de vontade, chéries. Força de vontade! rs)

 

 

 

 

Be Sociable, Share!
Tags: , , , , , , , ,

Comentários

  1. Flavia disse:

    Show de bola! Vou tentar copiar!!! :)

  2. Ana Bia disse:

    Hum… Não gosto de banana, mas estou adorando a sua vibe saudável! Também estou nessas ( não tão restritiva pq me conheço o bastante pra saber que se for assim não dura nada) e é sempre bom se cercar de pessoas (ainda que virtualmente ;p) com os mesmos propósitos pra se inspirar, né? #)

  3. Nay disse:

    Conhecia essa versão Elise e também gostei bastante (com uva passa e ela dá um adocicadinho a mais). Os diabéticos da família do marido se jogaram “cum força” hehe. Aprovado! Beijas!

  4. Helena Torete disse:

    Não gosto de banana…acho uma fruta fedida kkkkk..
    Mas amo receitas mais saudáveis…Eu não estou de dieta..mas estou tentando fazer uma reeducação alimentar….tentando rsrs
    Então …”Tamo juntas”!!
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>